News
News

Começa XVII turma do Curso de Capacitação Profissional em Medicina do Sono

Começou, neste final de semana, mais uma turma do Curso de Capacitação Profissional em Medicina do Sono. Sob coordenação da Dra. Lia Rita Azeredo Bittencourt, o curso tem como objetivo formar médicos com especialidade prévia nas disciplinas da Medicina do Sono, com aulas teóricas ministradas por professores da área e atividades práticas de interpretação de registros polissonográficos. O curso tem duração de 14 meses. Desde a inauguração em 2003 foram formados mais de 700 médicos.
 
Os encontros acontecem uma vez por mês, aos sábados e domingos. Algumas das disciplinas ministradas são Farmacologia do Sono, Sono e Envelhecimento, Sono e Mulher e Sono e Psiquiatria-Neurologia.
 
O Instituto do Sono oferece cursos de aperfeiçoamento e capacitação em sono, voltados para técnicos, médicos e outros profissionais da saúde. Os cursos são ministrados por renomados professores da área de Medicina do Sono, assim como por convidados internacionais. Além das atividades teóricas, o aluno tem a oportunidade de praticar, participando da realização de exames e da análise de resultados. Outro diferencial é a possibilidade de acompanhamento dos serviços dos 7 ambulatórios especializados.
 
Tem interesse? Faça sua pré-inscrição aqui.

10/10/2012

Instituto do Sono sedia primeiro workshop anual do Projeto SAGIC



Nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, o Instituto do Sono recebeu representantes dos outros 9 centros de pesquisa que compõem o Consórcio Internacional de Genética da Apneia do Sono (Sleep Apnea Genetics International Consortium - SAGIC). O projeto inédito, do qual o Instituto do Sono foi convidado a participar, é um marco na história da ciência do sono ao investigar a apneia em populações de grande diversidade genética. O primeiro trabalho do grupo será apresentado no Congresso Americano de Sono, evento que acontecerá no mês de junho, em Boston.

01/03/2012

Instituto do Sono avança na descoberta dos fatores que contribuem para uma vida mais longa


Com o objetivo de identificar fatores que contribuem para uma maior expectativa de vida, foi desenvolvido no Instituto do Sono/AFIP o trabalho "Sono e Longevidade". O estudo buscou caracterizar o padrão de sono de indivíduos longevos, avaliando voluntários de diversas faixas etárias por meio de exames como polissonografia, actigrafia, análises clínicas e genéticas. Participaram do projeto de pesquisa jovens de 20 a 30 anos, idosos entre 60 e 70, e longevos acima dos 85, incluindo um de 105 anos.

Uma das principais constatações, ao se comparar os três grupos, foi que há um determinado estágio do sono, o sono profundo, que não varia muito ao longo da vida. Isso indica que ele é essencial para o ser humano, uma vez que regula funções importantes no organismo. "É necessário que exista uma quantidade certa desse estágio do sono para a manutenção do organismo. Isso, associado a hábitos saudáveis, contribui para que o indivíduo alcance idades avançadas", explica Diego Mazzotti, doutorando em Medicina e Biologia do Sono.

De acordo com o pesquisador, a partir dos relatos dos voluntários avaliados, pode-se dizer que cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos e, em especial, um sono de qualidade são importantes para uma vida longa e saudável. Outra descoberta relevante foi a identificação de um grupo de genes, que se ativa apenas nos indivíduos longevos. "O próximo passo é realizar outros estudos para compreender melhor a função desses genes na longevidade", afirma Diego Mazzotti.


01/11/2011

Sono e Genética


Em parceria com pesquisadores de diferentes países, o Instituto do Sono/AFIP foi convidado para participar do Consórcio Internacional de Genética da Apneia do Sono (Sleep Apnea Genetics International Consortium – SAGIC).

O SAGIC é um projeto multidisciplinar, que envolve pesquisadores de países como Estados Unidos, Alemanha e França.

A proposta é a construção de uma base de dados clínicos e epidemiológicos, assim como de amostras de material biológico, que permita uma melhor compreensão tanto dos fatores genéticos relacionados à apneia do sono quanto do risco para as doenças associadas.

"O Consórcio é um passo muito importante para o estudo desse distúrbio. Em fevereiro de 2012, teremos um encontro aqui em São Paulo para discutir o andamento do projeto", comenta a Dra. Lia Bittencourt, coordenadora clínica do Instituto do Sono.


01/11/2011

Our Centers

Marselhesa - Private and Insured Polysomnography

Rua Marselhesa, 500 - São Paulo - + 55 11 5908-7222

Napoleão - Clinic and Research

Rua Napoleão de Barros, 925 - São Paulo - + 55 11 2149-0188

Clínica do Sono - Private Appointments

Rua Marselhesa, 500 - São Paulo - + 55 11 2108-7666

Desenvolvido por Spinola comunicação Integrada